The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Falta de Crítica

Cansa-me ouvir gente queixar-se que não há crítica. Cansa-me ainda mais quando dizem que não há crítica no Porto. Não porque haja, mas porque, se realmente fizesse falta, seria um problema muito fácil de resolver. Não é difícil publicar hoje em dia. Não é difícil escrever. Tanto a nível local como nacional ou até internacional.

E também nas artes esta é a geração mais qualificada. Mestrados, doutoramentos, comissariado. Etc. Não há falta de ferramentas. Nem falta sobre o que escrever.

Ou seja, a crítica não faz falta nenhuma.  Vive-se bem sem ela. Se fosse realmente necessária, se houvesse uma procura, e não apenas estas lamúrias, haveria mais gente a fazê-la.

Tal como está, chega perfeitamente folhear o que os jornais e revistas nos oferecem e o que a televisão nos resume. É pouco mas por ser pouco também é raro, e o que é raro é precioso. Aparecer no Ípsilon ou no Expresso ou em outra publicação respeitável qualquer nunca é exactamente uma revelação mas uma confirmação, porque esta crítica não descobre, não nomeia; limita-se a adjectivar.

Todas as semanas há qualquer coisa de incontornável que é necessário comentar: o que tal editor de livros ou de música põe cá para fora, o que um ou outro museu decide mostrar, o que se passa em uma ou duas galerias. É um universo muito limitado; quem lá entra tem a garantia de ver o seu trabalho comentado. O resto é invisível. O resultado são dois ou três jornais a comentarem a mesma exposição, o mesmo disco ou o mesmo livro. Nada de muito estimulante.

Não, a crítica faz falta mas noutro sentido: quando é bem sucedida, ela cria e instala uma falta, uma falha, um erro, nos objectos, nas situações, nos discursos, que não estava lá antes. É criativa. Não se limita a picar o ponto. Inventa o seu objecto. Descobre-o onde antes não havia nada de interesse.

 

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

  1. Não há critica, mas há alcova.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: