The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

MANIFESTO FCTURISTA!!! PIM! CATRAPUM!!!

Para mim, é triste protestar contra o corte das bolsas de investigação do FCT. Preferia não o fazer. É que a minha área é a das artes e do design. Chamar ao que se faz nas artes “investigação científica” é quando muito um compromisso. A dada altura deixou de ser respeitável dar dinheiro a artistas para ensinarem arte e, por causa disso, desenrascou-se uma espécie de equivalência entre arte e investigação científica. Se os artistas fizessem papers, mestrados, doutoramentos e post-docs não lhes cortavam os fundos. Certo? Não, errado. Os artistas foram-se convertendo em cientistas empreendedores, tiraram mestrados como se não houvesse dia de amanhã; o paper substituiu o cavalinho estrangeiro. E os fundos foram sendo cortados na mesma. A investigação não garante mais dinheiro, apenas menos cortes. 

Mas, se a investigação científica não garante financiamento, porque continuam as artes a fazê-la? Não se pode dizer que fiquem melhores por isso. Uma área que já foi sinónimo de transgressão e experimentalismo é neste momento uma gigantesca repartição – porque, se virem bem, boa parte da investigação nas artes não passa de uma burocracia estética. Quem for a uma escola de artes hoje em dia, ficará a pensar que a Mona Lisa foi pintada como parte prática de um projecto de doutoramento, ou que os Manifestos Futuristas foram um trabalho de grupo para uma avaliação intercalar.

Não me entendam mal: acho essencial escrever sobre arte, design e o resto. Mas duvido que a Susan Sontag ou o Herbert Read se safassem neste ambiente. Aliás, se reduzissem as bibliografias de uma tese a obras que obedecessem aos critérios da investigação corrente ia ser muito interessante: desapareciam o Nietzche (fricalhada), o Foucault (não fazia bem as citações), o Kant (ultrapassava o limite máximo de palavras).

Gosto das bolsas do FCT porque são uma maneira muito enviesada de pagar a artistas, mas preferia outra coisa.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: