The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

A Morte das Artes

Hoje, a Faculdade de Belas Artes de Lisboa fecha em protesto. Eu dei lá aulas e percebo bem porquê. É um sítio acanhado, de salas pequenas, onde era comum ver aulas a decorrerem num beco ao fim de um dos corredores estreitos. Não tem tido problemas de falta de alunos, antes pelo contrário. Precisa de mais espaço, e andava a negociar um deixado vago no quarteirão, que acabou por ser atribuído de surpresa ao Museu do Chiado. Já é hábito: uma discussão pública que é desautorizada por um decisão vinda não se percebe de onde. Aconteceu vezes demais para que se considere uma excepção. É um desrespeito, por princípio, ideológico, programático, pela discussão pública, vendido como sinal de voluntarismo. Este caso em particular demonstra também o desrespeito pelo ensino e pela prática viva das artes, preferindo-lhes o museu, as artes como gestão de um acervo (vivo ou morto não interessa) do que as artes como produção activa desse património. Um país com escolas de arte agonizantes merece cada vez menos os seus museus e tratá-los-á cada vez pior.

Anúncios

Filed under: Crítica

3 Responses

  1. “Este caso em particular demonstra também o desrespeito pelo ensino e pela prática viva das artes, preferindo-lhes o museu, as artes como gestão de um acervo (vivo ou morto não interessa) do que as artes como produção activa desse património.”

    Privilegiar os operários e não os pensadores! Passo fundamental para a ausência de reflexão e crítica!

  2. sim, percebo a ideia. estava apenas a referir que para este governo interessa muito mais uma arte “under-control” (gestora, encarreirada, espectável…) do que uma arte “out-control” (viva, reflexiva, pensadora…)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: