The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Indiferenças

Quanto aos Mirós, não haverá muito mais a dizer. Se o digo de todo, é para deixar aqui registada, onde todos possam ver, uma posição, uma espécie de voto. Já nem vale a pena lembrar que quem cala consente. Falar, berrar, postar e tudo o resto, são obviamente indiferentes a quem nos governa, mas é mais difícil ignorar o que se diz. O que não se diz, é como se não existisse.

E, por falar em indiferença, o que salta à vista neste caso, como no do Crivelli antes dele, é a displicência do Governo. Mandou-se a colecção para Londres sem qualquer cuidado. Depois Passos ainda culpa a leiloeira por não ter feito o trabalho de casa – o que é verdade: a Christie’s devia saber com quem se estava a meter. Para este Governo, a lei é só um empecilho. Uma boa parte das leis que vai tentando produzir são elas próprias ilegais.

Dito isto, discutir se os Mirós pertencem ou não ao Estado é indiferente – talvez fosse também ilegal ficarmos colectivamente com eles, mas seria a posição cautelosa. Vendê-los é irremediável.

Também se opinou que estes são Mirós fraquinhos – não faço ideia – mas, se forem, são uma grande quantidade de Mirós fraquinhos. E este é um daqueles pintores que um turista ou uma família leiga ao domingo paga para ver. Não interessa muito a qualidade. Uma espécie de Joana Vasconcelos, mas com um pouco mais de cachet internacional. Ficar com os Mirós poderia ser um investimento, mas este governo faz questão de não investir em cultura, não faz parte das suas ideias, portanto venda-se.

Dizer que são fracos e que portanto podem ser vendidos, dá a entender que se está a contar comprar qualquer coisa melhor. É como se uma família decidisse vender ao desbarato o seu Fiat Uno porque é um mau Fiat Uno. Com o dinheiro da venda não pode comprar outro. E, paga a dívida, mas à custa de ficar sem um carro para ir para o emprego. De arte, não se vai comprar melhor do que isto. E com os cortes na cultura nacional, também não se vai fazer melhor do que isto.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: