The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Coerência

As profissões começam. As profissões acabam. Ainda há gente viva que nasceu antes da expressão “graphic design” ter sido cunhada nos anos 1920. Quanto irá durar? E se terminam no tempo, também têm limites disciplinares.

Há um ou dois dias, um artigo no P3 comentava como os arquitectos podiam projectar tudo o que quisessem livros, filmes, exposições, etc. Falava-se da crise, e é verdade. Com menos dinheiro, a especialização não compensa tanto. Não se contrata alguém para fazer o que podemos fazer, mesmo que pior. Mais vale contratar uma alternativa barata que consiga fazer razoavelmente três ou quatro tarefas do que um especialista. E, para além disso, há sempre mercado para design, arquitectura, arte (o que quer que seja) com menos qualidade. Ou com menos legitimação disciplinar, o que não é bem o mesmo. Arte light, design light, etc.

Não é coisa que me chateie. É comum ouvir designers a exclamarem ofegantes que o “design é tudo”: som, música, intervenção social, comida, etc. É quase tão embaraçoso como as exclamações ofegantes dos arquitectos. Quase, porque – felizmente para os designers – a legislação protege-os de se embaraçarem tanto como um arquitecto. Um designer pode fazer muita coisa mas não pode fazer casinhas. A Ordem dos Arquitectos assim o proíbe.

Neste tempo de crise, percebe-se bem o ridículo da existência de ordens profissionais em áreas como a arquitectura. Pela sua própria lógica de protecção à Arquitectura (com a qual não concordo), deveriam proteger a dita de usos menos convencionais, mas (como é evidente) a Arquitectura acaba por ser tudo o que um arquitecto quiser; logo, está-se a proteger o quê, exactamente? Se é só a legalidade da construção e manutenção de edifícios, a lei geral faz isso muitíssimo bem. Se é para garantir que só os arquitectos fazem arquitectura, por uma questão de coerência deveria talvez garantir que eles, enquanto arquitectos, só fazem isso.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: