The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Bumerangues

Revistas-antigas-Seleccoes-Reader-s-Digest-1949-Corroios_266560478_0

Em casa da minha tia-avó na Régua, havia um maço de Selecções do Reader’s Digest brasileiras, empoeiradas, dos anos 40 e 50. Gostava das cores vivas das poucas fotografias, das ilustrações lineares que serviam de cabeçalho aos artigos. Destes, gostava sobretudo das reportagens sobre crime, sobre as possibilidades e consequências da energia atómica e de uns tantos artigos sobre o arquitecto Frank Lloyd Wright, um deles escrito (o meu preferido) pelo realizador de ficção científica Arch Oboler.

As Seleções atraíam-me por serem uma mistura compacta de temas variados que aparentemente ganhavam um corpo comum apenas por estarem juntos mas que, olhando para os pormenores, tinha um estilo editorial, algo deliberado, bem feito, com ingredientes subtis (que incluíam o design e a ideologia – “a ameaça comunista!”, “a Cortina de Ferro!”).

Durante as férias não eram apenas uma distracção mas um guia: lembro-me de ter aprendido a fazer bumerangues de cartão lendo a descrição dos seus princípios num artigo sobre a Austrália. Eram pequenos mas funcionavam perfeitamente. Podiam lançar-se e apanhar-se dentro de uma sala, e quando se gastavam ou partiam, fazia-se outro. Mais tarde, já na papelaria da faculdade, a filial de uma casa de molduras, descobri o melhor material para eles, a sobra central do cartão usado para emoldurar desenhos. Atirava-os no jardim da escola, durante os intervalos, mas preferia fazê-lo ao fim do dia, atrás de casa, em Vila Real. Aprendi a atirá-los por baixo das linhas telefónicas de modo a que voltassem por cima. Ou a contornar os postes de cimento. Atirava-os para longe, em grandes arcos, até depois do Sol se pôr, quando começava a fazer vento, quando já mal conseguia ver o pedaço de cartão. Mas aparecia sempre outra vez na minha mão, como por milagre.

Anúncios

Filed under: Crítica

2 Responses

  1. tenho dezenas delas aqui por casa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: