The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Pulp

fatale-covers

Desde que mudei outra vez para o Porto tenho ido mais a Lisboa do que quando vivia metade do tempo lá, é verdade. Só significa que já não tenho casa onde ficar ao fim de semana. Vivo em sofás, caminhas e arrumos, que agradeço mas, na minha idade, prefiro camas grandes e acordar todos os dias virado para as mesmas vistas.  Fiz questão de ficar no Porto este fim de semana. Fiz questão de não fazer muito, de procrastinar (Ou nem isso: nem fazer de conta que vou trabalhar. Desculpem-me a franqueza os que esperam algum trabalho de mim. Preciso de descanso. De fazer como na adolescência, quando aproveitava o primeiro mês das férias grandes para não ter planos, nem horários, nem empregos, decidir tudo de impulso. Ou, o mais das vezes, ficar a dormir na varanda nos intervalos de ler um livro escolhido quase à sorte na biblioteca do meu pai. Esvaziar os dias até aparecerem por debaixo deles as  minhas prioridades.)

Assim, ler: Iain M. Banks em The Use of Weapons que me dizem ser a melhor história do ciclo que dedicou à Cultura. Fatale, de Ed Brubaker e Sean Phillips, uma banda desenhada perfeita para a minha obsessão do momento, o Noir/Pulp, cruzado com H.P. Lovecraft. Na mesma onda (sem Lovecraft), vi o último episódio da segunda temporada de Banshee,  um delírio pulp – que originalmente significava o papel barato, polpa, suponho, em que se imprimiam os folhetins – mas aqui também é polpa no sentido de corpos batidos, baleados, abraçados e exprimidos até ao limite. É de uma xunguidão absurda e contínua, difícil de descrever, mas funciona.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

