The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Fidelização

Comprei o meu primeiro smartphone, um LG, muito barato, porque o troquei por pontos, que são uma forma de fidelização. Quanto mais se fica num operador, mais pontos se tem. Foi um péssimo negócio porque era um péssimo telemóvel. Em pouco tempo, semanas, demorava cinco minutos ou mais a reiniciar. Às vezes, bloqueava a fazer uma chamada, eu desistia e passado dez minutos ouvia uma vozinha a dizer de dentro do meu bolso: “Estou? Estou?” Tentei trocá-lo por outro modelo, mas disseram-me que estava obrigado a usá-lo. Fidelização. Não bastava o tempo que tinha gasto a ganhar pontos, ainda era preciso passar outro tanto tempo antes de me livrar daquela treta. Acabei por comprar outro telemóvel, desbloqueado. Precisava de um chip mais pequeno e fui à minha operadora pedi-lo, uma coisa gratuita. Teria sido rápido se não tivesse que gramar, como já é da praxe, com o funcionário a tentar vender-me um novo tarifário mais vantajoso que o meu actual que outro funcionário me tinha impingido nem dois meses antes. Com a devida fidelização.

Dantes estava-se preso por dívidas agora fica-se preso por formas encapotadas de dívida que são as “fidelizações”.

E, quando se fala de austeridade até 2035, eu já só vejo uma forma mais extrema de fidelização. Quando sei que vou ser governado quatro anos por um governo que atira fora as promessas de venda mal consegue a assinatura do cliente, a mesma coisa.

São tudo instâncias de uma nova forma de contrato que sujeita uma parte fraca a uma parte forte durante um dado período de tempo. A democracia capitalista entendida como a liberdade do consumidor escolher quem lhe fornece o melhor serviço? Esqueçam.

 

 

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

