The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Design e 25 de Abril

Quanto a associar-se o design ao 25 de Abril, não me parece que seja um problema. A questão está em trabalhar directamente para, mais do que um governo, para um regime que tão pouco fez pela cultura, pela ciência ou pelo chamados valores de Abril.E que não se incomoda a requisitar cultura em cima do joelho, tarde e a más horas, quando precisa de foguetório intelectual.

A minha opção pessoal seria não participar.

Posso estar enganado, mas esta não é uma oportunidade para promover o design, apenas uma daqueles vespeiros onde ninguém com algum tino se quer meter. O design tem-se prestado demasiadas vezes a funcionar como uma forma de cultura lite, quando as versões mais “sérias” mas também mais táticas não se querem atolar.

Este voluntarismo irreflectido contribui para sublinhar ainda mais a má imagem que quer combater, de ser uma espécie de publicidade superficial e pretensiosa, cuja simples associação a áreas como a política ou a ética dá a entender que alguma coisa está à venda.

Pode o design enquanto área disciplinar honrar o 25 de Abril? Claro que sim, mas seria preciso bastante esforço, maturidade e mais sentido crítico e histórico do que o habitual, tendo em conta o ninho de vespas onde se vai meter mais uma vez.

 

 

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: