The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Motins de Consumo

super

Ontem em História do Design, falei de Design e Cultura de Massas, uma aula cuja estrutura preparei em 2012 mas que hoje me parece desactualizada num ponto fundamental, e que já tratei aqui: o fim da sociedade de consumo.

A ideia que se pode participar na sociedade através de uma espécie de “votação através do consumo”, que servia de base a muitas das pretensões democráticas do capitalismo clássico, desapareceu. Por falta de dinheiro nas classes médias e baixas mas também por questões ideológicas: no upgrade 2.0 do capitalismo que é o neoliberalismo – não uma mera actualização mas um sistema operativo completamente novo – o consumo é visto como irresponsável e imoral. Não pelas razões que levam a esquerda a desconfiar dele mas por uma ideia completamente diferente: que não basta dinheiro para aceder ao consumo e ao mercado mas é preciso também empreendedorismo: só o consumo produtivo é autorizado. Que é como quem diz: só devia consumir quem faz por merecer.

Uma das consequências menos óbvias é a transformação frequente dos espaços comerciais em áreas de disputa política e social, de motins centrados em centros comerciais, supermercados, etc. (os motins de Londres em 2011, os rolezinhos no Brasil), envolvendo ou não pilhagens. Demonstram que há uma exclusão de base no acesso aos espaços de comerciais que foram substituindo a esfera pública.

Na imagem acima, que diz respeito à famosa promoção do Pingo Doce do Dia do Trabalhador, a legenda pretende ser irónica, mas acaba por ser literal. Neste momento chegou-se ao ponto de ser necessário reclamar, às vezes violentamente, pela ideia de um capitalismo mais inclusivo e democrático, porque também essa ideia, com todas as falhas que tinha, já acabou, aniquilada por outras bem piores. Neste momento, o shopping center já é comércio tradicional.

 

 

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: