The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Pagar para trabalhar

No sistema universitário e nas artes em geral, já se tornou costume e de tal maneira banal pagar para trabalhar que já ninguém nota. Para publicar um paper, por exemplo, paga-se e não é pouco. Deslocações e mobilidades, idem. Quando muito, se sobrar dinheiro no fim do ano, lá reembolsam qualquer coisa. E no ano a seguir vem, certinho como os pólens na Primavera, um ministro a cortar mais uns tantos por cento do orçamento. E porque não o há-de fazer? Afinal, corta-se corta-se e o animal continua vivo, a publicar papers, a viajar e o resto.

É por estas e por outras que é preciso estar num estado de atenção permanente a tentar perceber se o sistema nos está mais uma vez a assaltar – porque tudo isto de pagar para trabalhar não passa de cortes salariais encapotados. Mais vale ir dizendo que não a tudo.

Por tudo isto, eu que até gostava de dar conferências, já sinto enjoos quando me convidam para mais outra. É injusto porque há algumas que valem a pena, mas apercebo-me que são aquelas onde me pagaram e deram o tempo para me preparar – um luxo cada vez mais raro.

Ainda vou tendo a sorte de ter um salário. Pelos vistos, seria mais fácil que gastasse a maioria dele a sustentar a instituição que me paga.

(E, já agora – isto é um update – é tal e qual como ligar para um call center ou viajar na Ryan Air, em todas as as esquinas nos tentam vender mais qualquer coisa, sobretudo se não queremos nada disso, ao ponto de já se ficar a pensar se não seria melhor pagar mais só para não ser melgado.)

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: