The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Merdosos e Medrosos

Alguém me dizia que andava farto mas mesmo farto do emprego, não aqui (claro) mas lá fora. Queria mudar, pelo menos. Perguntou-me o que achava eu. Uns cinco anos depois da crise ter começado a doer, já não consigo dizer a alguém que o melhor seria largar o mau emprego mesmo bem pago, mesmo seguro, mesmo longe daqui.

Lembro-me que antes da crise, era comum amigos designers, dos que trabalhavam para firmas maiores, mudarem de emprego de dois em dois anos, por saturação, por desilusão, por tédio. Alguns despediam-se no começo do Verão, só para terem férias.

Agora, com a crise, tudo mudou, despedir o patrão, como se diz no dialecto de quem nos governa, sair da zona de conforto, arrisca-se a ser uma decisão permanente. Vai-se ficando no mau emprego. Muitos casais em ruptura, por causa da crise já não se divorciam, e partilham as despesas, o mesmo espaço, as mesmas rotinas. Até o divórcio se tornou um luxo. O mesmo com o trabalho. Cada vez mais medroso e merdoso.

Claro que não é bom para a produtividade, e claro que a solução do Governo seria abanar bem a árvore de modo a que toda a gente fosse obrigada a sair da zona de conforto e outras palermices. O trabalhador acomodado de antes da crise era em larga medida um mito; o trabalhador empreendedor é também um mito, um eufemismo para alguém com muita sorte, e com isso quero dizer sobretudo alguns dos vários privilégios que é vir de um família com meios, viver num sítio com oportunidades, não estar preso por compromissos familiares, financeiros, etc

Advertisements

Filed under: Crítica

One Response

  1. e conjugações em encontros felizes entre qualidades; mito?…Destino?Determinismo transcendental?… …
    uieguiergowtghwpt8gyhpwhnj

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: