The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Incosciente Colectivo

Outro dia, moderei uma apresentação/debate entre três colectivos (Oficina Arara, ObservatórioXXXX e Ghost) e dei conta como a nossa crítica/curadoria ignora quase por completo este modo de identidade pública. Lendo o Expresso ou o Público, por exemplo, aparecem sobretudo exposições individuais, retrospectivas individuais ou exposições colectivas – e aqui quase sempre colaborações pontuais entre artistas perfeitamente identificados; poucas ou nenhumas colaborações a longo prazo entre grupos numerosos¹ de artistas debaixo de uma identidade comum. O colectivo não está na moda.

Penso que isso acontece porque o modelo de organização dominante dentro da arte contemporânea é a curadoria, uma estilização de certo modelo de gestão de pessoas, eventos ou objectos. O colectivo é um modo de organização que não encaixa confortavelmente dentro deste modelo dominante. Dito de um modo mais simples: é mais fácil para um curador lidar com indivíduos à peça do que com modelos alternativos de organização. Colectivo e curadoria não são necessariamente ou deliberadamente antagónicos mas, se não forem obrigados a conviver, não frequentam os mesmos sítios.

Ou seja, mais uma vez se percebem por aqui estéticas que monumentalizam a gestão e o individualismo acima da cooperação e da colaboração, etc.

1. A dupla, por exemplo, é mais comum e tem uma conotação bastante diferente da do colectivo. Em geral, é apresentada como uma soma de nomes, A e B ou A + B. Poderia ser uma espécie de individualidade expandida.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: