The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

1º de Maio

Aproveito o dia para fazer o menos possível. Ler. Adiantar projectos meus que não vejo como trabalho. Não responder ou mandar mails.

(E, já agora, para lembrar que o trabalho não está a ser brutalmente desvalorizado porque perdeu o seu valor intrínseco. Não desvalorizou por causa da automatização. Não desvalorizou porque não é criativo quanto baste. Para o demonstrar basta sublinhar que o trabalho continua a ser feito, durante mais horas por dia e dias por semana, e que quem o faz é cada vez mais controlado, avaliado e parametrizado. Continuam a aparecer anúncios de emprego, continua a haver procura para quem trabalha. Só não se paga muito ou de todo por isso.

Já não são precisas pessoas para acender candeeiros a gás ou para distribuir água de porta em porta com um barril às costas. São trabalhos que não valem nada e portanto desapareceram. Não são pagos mas também não são feitos. Agora, é-se cada vez mais mal pago mas trabalha-se na mesma.

E quem não quiser ou não puder, deve ser humilhado por isso. Mais outra prova, de que o trabalho não vale menos por si só mas porque algumas pessoas querem que ele valha menos: há uma senhora em Inglaterra que acha que devia haver um uniforme para os desempregados, o que lembra outras alturas em que também se achava que certas pessoas deviam andar de uniforme ou pelo menos com braçadeiras, logo antes de as mandar para campos de “trabalho”.)

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: