The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Reacções

Estava curioso com o tipo de reacções negativas que iriam com toda a certeza ao texto de António Guerreiro sobre o novo microfascismo. Argumenta como há todo um conjunto de técnicas de gestão que assentam deliberadamente e institucionalmente sobre o medo e sobre a intimidação. Algumas reacções vão no sentido de perguntar, retoricamente, se o que se propõe em alternativa é o funcionalismo público, formas cooperativas de trabalho, o comunismo, o trabalho absolutamente seguro até à reforma. Não. O que se propõe é simplesmente a decência de trabalhar sem medo. Por exemplo, de assinar um contrato de trabalho e poder acreditar que vale pelo menos tanto como as folhas onde está impresso. Que não vai ser interpretado e reinterpretado até não valer nada. E, de resto, leiam os jornais, ouçam a opinião na televisão: quantas vezes viram alguém a louvar o funcionalismo público ou formas cooperativas de trabalho? É bastante mais provável apanharem o ponto de vista contrário. O discurso hegemónico neste momento é o do empreendedorismo e da inovação. É aí que se concentram os financiamentos, os apoios e os concursos. São chavões que não correm risco de vida nenhum.

Anúncios

Filed under: Crítica

2 Responses

  1. Cat diz:

    E se fosse de facto funcionalismo público? Não consigo perceber o rancor que muitos atribuem ao termo (com grande destaque para os microfascistas) – lembro-me da escola pública onde estudei; da saúde pública que garantiu que aqueles de quem mais gosto estejam ainda hoje ao pé de mim; dos transportes públicos que usei deste adolescente para me tornar independente dos meus pais…
    Que mal há num emprego para toda a vida? Não permite tal uma serenidade que se espelha num diagnóstico certeiro do médico que tendo 70 anos ainda nos atende olhando-nos nos olhos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: