The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Poems for the first yuppie age

hellblazer-comic-collection-over-300-issues-39f70

Ouvi dizer que vão adaptar o Hellblazer para série de televisão e (espero que não – mas pouco) tenho a certeza que vai ser um fiasco (embora o timing seja o melhor, como iremos ver). Ainda me lembro quando começou. Li os primeiros números por duas razões: o personagem, John Constantine, que tinha aparecido com a cara do Sting  no Swamp Thing de Alan Moore, numa história apocalíptica inspirada em Bruce Chatwin; as capas de Dave McKean. Não gostei do desenho esgravatado de John Ridgway, mas entretanto fui mudando de opinião, porque as histórias de Jamie Delano, não sendo brilhantes, metiam medo e insistiam em ficar na cabeça.

Eram contos de terror da era Thatcher com Yuppies demoníacos, gentrificação e fantasmas de bairro social. O protagonista era um feiticeiro urbano de gabardine e gravata, antigo músico (e mago) punk que entretanto cresceu, cínico com um coração de ouro e um trauma escondido (clichés sim, claro). Graças a ele, fiquei com a ideia que a Inglaterra de meados dos anos oitenta era um miasma a meio caminho entre a bolsa de valores e as Dimensões Sombrias. Não andava muito longe da verdade: era a Aurora do Neoliberalismo Moderno (calculo que nem o próprio Lovecraft fosse capaz de adivinhar o que ainda estava para vir sem precisar de uma fralda).

Ainda tenho alguma esperança que apareça aqui em Portugal alguma ficção que dê conta do nosso neoliberalismo, mas também receio que comparar esta gente a vampiros, chtulus, ou pior, só lhes dê sainete por associação.

Anúncios

Filed under: Crítica

2 Responses

  1. Estou a ler “A Instalação do Medo”, de Rui Zink, e parece-me a ficção que até agora chegou mais perto de retratar o nosso Portugal neoliberal. Com ferramentas antigas, claro – absurdismo à Kafka, o Lovecraft também recebe uma referência – mas funciona.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: