The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

ebooks

Ontem, por convite daTrienal de Arquitectura de Lisboa, participei num debate sobre o livro electrónico, a primeira vez que o fiz, se não contar com as vezes que estive em júris de teses sobre o tema. É uma área carregada, nem diria minada.

Eu leio livros electrónicos por uma série de razões. São mais portáteis. Posso aceder aos meus livros em qualquer aparelho através da minha conta da Amazon. Posso ler um livro no meu portátil, o meu modo favorito de leitura electrónica (preferi durante muito tempo os livros da Amazon ao do iTunes, porque este não permitia este género de leitura); no meu iPad 2 (onde nunca achei a leitura confortável, talvez por o ecrã ser grande e brilhante demais; foi uma desilusão parcialmente apaziguada atirando de vez em quando passarocos contra andaimes construídos por porcos com o objectivo de resgatar ovos); no meu iPhone ou iPod onde, surpreendentemente até para mim, a leitura é bastante rápida e agradável. Para além disto, habituei-me também a ter versões em audiobook, que é possível sincronizar com a leitura leitura. Assim, posso ler o livro em casa e ouvi-lo quando estou na rua.

Ontem também se levantou-se o problema de como anotar um livro electrónico. Em geral, faço-o num ficheiro de texto à parte

Para além disso, leio livros em papel mas em geral só quando não encontro a versão electrónica. É raro encontrar livros sobre design, ou se a ênfase na imagem for maior. Também é raro encontrar ficção contemporânea portuguesa, mas gosto de ler e reler Camilo ou Eça, que se podem descarregar gratuitamente. A fealdade habitual do livro português só muito raramente não é piorada pelo tamanho, que é quase sempre grande demais. O livro de bolso tornou-se raro.

 

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

