The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

ebooks

Ontem, por convite daTrienal de Arquitectura de Lisboa, participei num debate sobre o livro electrónico, a primeira vez que o fiz, se não contar com as vezes que estive em júris de teses sobre o tema. É uma área carregada, nem diria minada.

Eu leio livros electrónicos por uma série de razões. São mais portáteis. Posso aceder aos meus livros em qualquer aparelho através da minha conta da Amazon. Posso ler um livro no meu portátil, o meu modo favorito de leitura electrónica (preferi durante muito tempo os livros da Amazon ao do iTunes, porque este não permitia este género de leitura); no meu iPad 2 (onde nunca achei a leitura confortável, talvez por o ecrã ser grande e brilhante demais; foi uma desilusão parcialmente apaziguada atirando de vez em quando passarocos contra andaimes construídos por porcos com o objectivo de resgatar ovos); no meu iPhone ou iPod onde, surpreendentemente até para mim, a leitura é bastante rápida e agradável. Para além disto, habituei-me também a ter versões em audiobook, que é possível sincronizar com a leitura leitura. Assim, posso ler o livro em casa e ouvi-lo quando estou na rua.

Ontem também se levantou-se o problema de como anotar um livro electrónico. Em geral, faço-o num ficheiro de texto à parte

Para além disso, leio livros em papel mas em geral só quando não encontro a versão electrónica. É raro encontrar livros sobre design, ou se a ênfase na imagem for maior. Também é raro encontrar ficção contemporânea portuguesa, mas gosto de ler e reler Camilo ou Eça, que se podem descarregar gratuitamente. A fealdade habitual do livro português só muito raramente não é piorada pelo tamanho, que é quase sempre grande demais. O livro de bolso tornou-se raro.

 

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: