The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Informal

Janto, em primeiro lugar, por necessidade. Até consigo falhar o almoço e não me sentir muito fraco por isso, mas preciso mesmo de um jantar por pequeno que seja. Mas se gosto de jantar? Sim, com amigos e se possível de improviso, combinando o mínimo possível. Não gosto, por princípio, de fazer reuniões à refeição.

Diz-se que Portugal é dirigido por escritórios de advogados, mas é provável que as decisões que governam o meu país sejam tomadas à mesa de um restaurante. Adorava que fossem tomadas no parlamento. É a minha utopia pessoal. Por coerência, evito reunir à mesa.

Também não aprecio particularmente jantares de inauguração, sobretudo quando se trata de informalidade institucionalizada. De ir privar com “o” artista, “o” arquitecto, “o” autor. Irrita-me quem acha que percebe mais disto ou daquilo se o bebeu directamente da boca do mééééstre. Parece informal mas não é nem democrático, nem transparente. A maioria das pessoas não tem esse grau de acesso. Se há coisa que me encanita nas artes é o atendimento VIP: alguns têm direito a visita guiada do artista, os seguintes do comissário, o povão vai sozinho ou apanha um voluntário do serviço educativo.

Já não suporto a informalidade institucionalizada. Não confundo a minha profissão com a minha vida. Se trabalho por amizade, por gosto, só a mim diz respeito.Trabalhar num ambiente onde se assume por defeito que toda  a gente tem que estar disponível para lanchar, almoçar, jantar, sair à noite, é mais de meio caminho andado para não ter férias nem horas de almoço, ou tempo livre. É o tal microfascismo do qual falava António Guerreiro.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

