The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ser Público em público

Recuperei o gosto pelo cinema de uma maneira nova para mim. Não é a cinefilia clássica, reconheço, mas sabe tão bem ou melhor. Vou ao cinema enquanto espectador, enquanto público, sentar-me numa cadeira durante umas horas, ouvir, ver, sem tomar notas, sem participar, sem ser produtivo. Basta-me esta experiência. Estou cansado, muitas vezes literalmente cansado, de participar produtivamente, de seminários, conversas, conferências e workshops.

Se a nossa sociedade só permite o consumo se for feito ao serviço do empreendedorismo, também só permite a alguém ser público se estiver também a produzir alguma coisa, para demonstrar que trabalha. São conferências de ocasião onde se levam os alunos que são obrigados a escrever um relatório desproporcional à própria quantidade de conferência. Vinte pessoas a produzirem mil, duas mil palavras, sobre um currículo-falado, um slideshow qualquer.

Não há paciência para esta erradicação do simples acto de assistir, de ver, de ouvir. Depois queixem-se que não há público. Claro que não. O público é o que sobra dos comissários, dos artistas, dos serviços educativos, dos estagiários, dos alunos, dos investigadores. Quase nada.

E é claro que a maioria dos eventos, da arte, da cultura, já nem é feito para o público, mas para esta matilha de produtores, de insiders, de colegas. Já só se percebe uma exposição no jantar comissariado (relacional) à conversa entre o convidado e o curador ou, na melhor das hipóteses, durante uma visita guiada organizada pelo serviço educativo e que garante que aquilo é integrado produtivamente dentro do currículo, escolar, universitário, pós-graduado.

Contra tudo isto, é urgente recuperar o simples acto de ser público. Promovê-lo recuperando a crítica como um ser Público em público.

 

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: