The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

(Arroto)

Continuando o último texto e respondendo aos leitores que pensam que sim sim é preciso mais tempo mas para preparar para a vida real, porque isso não se faz na escola mas é na escola que se devia fazer: tenham juízo. Se o objectivo é formar estagiários o mais depressa possível, mais vale nem passar pela escola. Já começo a achar que devia haver duas vias dentro do ensino: a) o modo normal. Pagam-se propinas e estuda-se, teoria, filosofia, tipografia, sem estagiar o que quer que seja durante o curso. Como se financia isto? É simples: 75% dos alunos estudam em b) modo Relvas: Pagam-se propinas para estagiar desde que se entra para a faculdade. Antes até. Desde o momento em que se sabe que se entra. Antes até. Logo que se sabe que se tem dinheiro para entrar. Assim a escola consegue preparar gente para a vida real dando-lhe ao mesmo tempo a legitimidade do canudo. Graças às propinas pagas por estes imbecis jovens empreendedores, que de resto não ocupam tempo nenhum ao pessoal docente, nem ocupam espaço de aulas, é possível atender com toda a dignidade os alunos do modo a). Fica toda a gente a ganhar.

Anúncios

Filed under: Crítica

3 Responses

  1. daniel diz:

    Mário, estou confuso no seguinte:
    partindo do princípio que os cursos superiores em Portugal têm, em média, uma carga de trabalho de 1650h (60ects x 25-30h) por ano lectivo (40 semanas), o que dá mais ou menos 40 horas de trabalho por semana, ou seja qualquer coisa como 8 horas de trabalho por dia numa semana de 5 dias, para ti, a necessidade de mais tempo implicaria:

    1) menos disciplinas para se poder distribuir essas horas pelas restantes aumentando o tempo de cada uma?

    2) independentemente do número de disciplinas, simplesmente assumir que a formação decorre apenas das horas de contacto com o professor?

    3) manter as coisas como estão e aumentar o número de semanas do ano lectivo?

    já agora, 8 horas de aulas ou de trabalho total por dia é suficiente no teu ponto de vista?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: