The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Memórias

finished-frame-Love-and-rockets-vol-2-no-7-Jaime-Hernandez

Enquanto vou arrumando as teses, os papers, os exames vou fazendo a minha peregrinação anual   aos Love & Rockets – que para mim, talvez injustamente, significa sempre e apenas as histórias de Jaime Hernandez e um pouco menos as do seu irmão Gilbert, que poucas vezes leio ou releio.

É um ritual que observo desde há uns vinte anos, quando ainda só tinha meia dúzia de histórias, espalhadas por revistas e antologias muito pouco confiáveis, que nem sequer as publicavam por ordem cronológica. A desordem não era muito importante. As próprias histórias, em geral muito curtas, eram construídas a partir de flashbacks, oscilando constantemente entre a memória e o presente. E o modo errático como lhes acedia só acentuava o processo.

Mas só muito mais tarde, quando se começou a fixar a história em volumes definitivos é que se tornou óbvio para mim o génio de Jaime Hernandez a tecer constantemente, durante mais de trinta anos, uma mesma história com dezenas de personagens que envelhecem que mudam e para quem o passado é ao mesmo tempo determinante, irremediável e irrecuperável.

É através da memória que os personagens encontram a sua identidade. Por exemplo, embora seja descrita como a história de um casal de raparigas punk, na verdade trata do que acontece depois disso, depois do punk e do casal se desfazerem. Só se volta lá através da memória, que não é estática, cada novo regresso é feito pelos protagonistas com novos olhos, conhecimento novo, embora não necessariamente maturidade.

Daí que seja importante voltar periodicamente a estas histórias. Foram feitas para serem relidas. Cometem a proeza de serem ao mesmo tempo nostálgicas e sempre novas.

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: