The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Estado da Arte

Neste momento, dou cinco cadeiras quase completamente distintas entre si: Estudos de Design (edição, magazine e book design), Tipografia (caligrafia, criação de fontes e lettering), Crítica de Design, História de Design, Metodologias de Investigação em Design (estas últimas só têm em comum aquilo que vulgarmente se designa por “teoria”). Nem está mal: já dei sete cadeiras num ano. A soma dos créditos dava quase um ano de curso.

Destas cadeiras, uma, Estudos de Design, é anual. Tipografia tem duas turmas de trinta alunos cada. Todas as outras têm à volta de sessenta alunos. Dou cadeiras a todos os anos do curso de licenciatura o que me faz sentir uma espécie de cabeçalho humano, impresso em todas as páginas da vida académica de um aluno. Felizmente, podem descansar de mim um ou dois semestres.

Lembro-me, há muito tempo, de ter dado duas cadeiras a menos de cem alunos. Agora tenho dificuldades a lembrar-me do nome das cadeiras que não estou a dar nesse preciso momento. Uma vez passei metade do semestre a assinar a folha de presença com um nome antigo da cadeira, antes de dar conta e ter que corrigir. Para me lembrar dos nomes dos alunos precisava de decorar a totalidade dos alunos inscritos em todos os anos.

Ainda assim, a média disto tudo não chega às doze horas semanais “encorajadas”. Dou muitas cadeiras teóricas, que são pequeninas. Prevejo que num futuro próximo ainda me metam mais cadeiras ou turmas.

Há cada vez mais colegas meus em condições piores como é óbvio, mas se deixo isto aqui registado é para sublinhar a degradação geral das condições do ensino superior.

Filed under: Crítica

One Response

  1. Penso que já tinha dito isto num comentário antigo, mas também ajudo a reforçar o estado da arte: em 11 anos lectivos de ensino superior já leccionei 27 disciplinas diferentes sendo que o “record” num ano lectivo foram 8 disciplinas mais acompanhamento de 3 estágios. Pelo meio fiz um mestrado e estou a “tentar” acabar um doutoramento começado em fevereiro de 2010 numa outra escola a 250 km de distância da minha. Nunca tive bolsas, anos sabáticos, nem reduções de horário. Já tive anos em que a média anual do horário de docência ultrapassou as 15 horas semanais e só por dois anos tive as 12. De há 3 anos para cá tenho 13,5. Regra geral tenho mais horas semanais no 1º semestre do que no 2º. Já tive 1ºs semestres em que dei 22 horas de aulas por semana. Regra geral tenho turmas com 30 alunos, mas já tive uma com 115 (com desdobramento em duas!!!!). Regra geral, metade das disciplinas são teorico-prárticas e a outra metade 100% teóricas. De há 7 anos para cá só uma é anual. Continuo a ser assistente convidado (índice 100) tal como fui contratado no primeiro ano. Nos 3 primeiros anos o meu contrato era de 11 meses e nestes últimos 3 passou a ser de 24. Não estou integrado no regime de transição de estatutos da carreira docente que me daria a passagem a professor adjunto (entrada na carreira docente) quando acabasse o doutoramento, porque segundo o ECPDESP não estava inscrito em doutoramento em 15 de novembro de 2009 (diferença de 3 “mesinhos”!!!!). Entretanto sou avaliado pelos mesmos critérios de um professor de carreira, onde me exigem “x” papers por ano, “x” conferências, “x” juris, “x” exposições, etc, Tenho as mesmas responsabilidade de um professor de carreira pertencendo a conselhos pedagógicos, direcções de curso e comissões disto e daquilo. Mas, se calhar, para muitos liberais, devemos estar a ser uns “lamechas” preconceituosos e pouco ou nada empreendedores.

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

