The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Escala

Gente muito mais informada e competente que eu já anda a fazer um bom trabalho a cobrir as atrocidades  arrepiantes praticadas diariamente em gaza, numa escala física e moral difícil de conceber, difícil até de verbalizar de modo adequado.

Pela minha parte, eu (que dedico boa parte da minha vida a escrever e a opinar em público mas sempre que vou a uma manif tenho que ultrapassar um medo constante por mais pacífica que seja a ocasião) gostava também de deixar aqui a minha solidariedade para com os Israelitas que são contra a ocupação e contra esta intervenção e que vão tendo a coragem para se manifestarem, correndo o risco directo de serem traulitados pela extrema-direita israelita (que não é pêra doce), ou o risco indirecto de verem prejudicadas as suas vidas e carreiras de modo permanente, em especial aqueles que convocados pelo exército têm a coragem de o recusar, enfrentando a opinião pública dominante do seu país, arriscando a prisão e outras sanções.

Aprendi com o tempo a tentar não relativizar o horror ou o assassinato. Enjoa-me que se façam escalas de genocídios, demonstrando que tal ditadura quase não matou gente por comparação com outra que matou gente aos milhões. Para mim, que ainda assim tenho a sorte de viver em Portugal, não consigo aceitar a morte ou tortura de vinte pessoas, de cinco, de uma que seja. De uma para cima, é tudo igual e inconcebível. Da mesma forma, não coloco na mesma escala o terror de alguém que perdeu ou pode perder tudo num teatro de guerra e alguém que arrisca também a sua vida a protestar contra essa guerra.

 

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

