The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Comunidades Imaginárias

katchorjewny

Quando há conflitos entre Israel e os seus vizinhos é habitual sugerir-se que uma solução possível seria transplantar Israel para os Estados Unidos. Sem discutir os méritos ou os defeitos da ideia, só venho aqui dizer que não é nova.

Já se tentou, pelo menos uma vez, fazê-lo. Na primeira metade do século XIX, poucas décadas depois da revolução, Mordecai Manuel Noah, descendente de judeus sefarditas portugueses, tentou criar uma nação judaica chamada Ararat no Estado de Nova Iorque. Curiosamente, ele acreditava que os nativos americanos eram descendentes das tribos perdidas de Israel. O projecto falhou, mas foi tema de uma banda desenhada lindíssima de Ben Katchor – uma das suas histórias serviu de inspiração indirecta ao nome deste blogue. Chama-se The Jew of New York.

Entretanto, para quem esteja interessado, há mais ficção sobre o tema de uma nação judaica americana. Talvez a mais conhecida seja The Yiddish Policeman’s Union, passada numa realidade alternativa onde se tinha fundado uma nação judaica no Alaska.

Houve mais destas ideias, ou não fossem os séculos XIX, XX (e até XXI) férteis em nações utópicas de todos os géneros e feitios, às vezes do tamanho de um quarto outras vezes estabelecidas por decreto.

 

 

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: