The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Trabalho nas Artes

Fiquei a saber, sem surpresa nenhuma, já toda a gente o sabia, de mais outro caso em que uma instituição cultural de topo, numa exposição das que aparecem nos jornais, pagou aos comissários, fez divulgação, catálogos, pagou a si mesma em suma, mas não pagou aos artistas, que acabaram por decidir ficar calados e fazer tudo na mesma, como se nada fosse.

Não se pense que há novidade por aqui. Acontece e acontece muito. Vai-se fazendo arte, design, em museus, bienais, trienais e o resto e a estrutura ainda vai sendo paga (em geral bem), quem faz os conteúdos, nem por isso.

Calculo que quem aguenta fazer trabalho sem remuneração pense que as coisas vão melhorar em geral ou apenas na sua carreira, que isto é um sacrifício em nome do futuro. A isso, só posso dizer: leiam os jornais; um emprego nas artes não é diferente de outro emprego qualquer. E percebam de uma vez por todas o que está a acontecer ao emprego.

O que se passa não é um mau momento, não basta fechar as escotilhas e aguentar até passar. É uma política deliberada de degradação do trabalho em geral e não apenas nas artes. Até porque se percebem os mesmos preconceitos laborais a funcionar dentro das artes. Por exemplo, é preferível assegurar a remuneração da gestão do trabalho (comissários e instituições) do que do trabalho propriamente dito (artistas), o que reproduz o que se passa de modo geral.

E, para quem nos governa, o resultado de ir trabalhando sem receber nada é a prova que não é preciso pagar pelo trabalho. Não se admirem que haja cada vez menos dinheiro para as artes.

 

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: