The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Nadar sem ver.

À medida que vou nadando melhor, vejo cada vez menos da piscina. Conto os tempos de descanso em respirações, quinze, dez, cinco. Quando me sinto à vontade, na sessão seguinte baixo. Não é uma coisa rígida. Ao começo, descansava um minuto, dois, mais. Dava para ver tudo, os outros nadadores, as pessoas a tomarem sumos no café atrás do vidro da parede do fundo. As aulas de zumba na sala a seguir ao café. Agora, é tudo muito mais rápido. O descanso entre séries é dedicado a respirar e a reentrar. Pouco se vê.

À medida que vou melhorando a técnica também vou vendo cada vez menos. No bruços, as respirações são cada vez mais rápidas. Vejo sobretudo a faixa negra no fundo da piscina, alternada com flashes rápidos da parede em frente. No crawl, aprendi a inspirar no vazio da onda formada pela minha cabeça enquanto me desloco. Pelo olho que fica de fora, vejo uma parede de água com uma nesga de sala ao cimo. Pelo outro, debaixo de água, vejo um pouco das outras pistas, as pernas dos nadadores. Quando expiro vejo a barra negra em baixo, que sigo até chegar ao T, respirar, dar a cambalhota, joelhos, pés enviesados na cruz da parede, empurrar, ondular o corpo, expirar, expirar, expirar, primeira braçada, respirar, continuar.

Já o tinha dito: é um desporto gráfico, surdo e quase cego. Ir e vir. Ir e vir. Qualquer desvio é um choque. Raspar em outro nadador. Nas bóias de separação. Outro dia aconteceu-me, sem perceber porquê. Nadava crawl pela faixa preta e de repente senti o plástico dos segmentos articulados da bóia a percorrer-me o ombro. Continuei, mais desconcentrado. Só ao fim percebi que um dos monitores estava a encerrar a minha pista para deixar espaço para uma aula de hidroginástica, encostando as bóias à medida que passava como se eu fosse o puxador de um zip gigante.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: