The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Atrocidades

400

Segundo o Diário de Notícias, um cartoon de André Carrilho tem sido alvo da indignação da comunidade israelita. Mostra a progressão de uma vítima dos campos de concentração, debaixo da bota de um nazi, até ser ela própria um soldado israelita com um palestiniano debaixo da bota.

Este género de comparação é comum e a resposta comum é acusar quem a faz de trivialização do holocausto. Neste caso, porém, tem havido uma diferença importante. Para José Carp, presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, o cartoon “troça das almas e da memória dos seis milhões de judeus executados nos campos de concentração da Alemanha”. Ora não faz nada disso. Não há nada de cómico ou trocista no desenho. Faz a comparação entre uma atrocidade e o que acha ser outra atrocidade. Não nega ou trivializa qualquer uma delas.

Pelo contrário, defender, como Carp, que “há mesmo coisas em que não se tocam, e uma delas é o Holocausto” tem os seus riscos. A ideia de uma atrocidade inefável, comparada com a qual todas as outras atrocidades se tornam banais, racionalizáveis, é ofensiva para todas as vítimas desses massacres menores, desses massacres mais incompetentes ou mais suaves mas que matam na mesma.

Muitas dessas vítimas, que continuam a ser perseguidas, a sofrer e a morrer, sem que se diga o quer que seja sobre elas nos media, estranhariam a própria ideia de honrar um massacre deixando de o nomear.

Anúncios

Filed under: Crítica

One Response

  1. Mistr Red diz:

    Parece que esse cartoon é já de 2010, mas ganhou atualidade. Está na moda ser intransigente com os cartunistas e rirmo-nos dos políticos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: