The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

As Portas dos Pobres

Desculpem lá, mas quando vejo gente a gabar as virtudes da nova economia, em Portugal ou onde quer que seja, não vejo inovação ou empreendedorismo nenhum, apenas um retrocesso mascarado. Já nem falo de rebobinar a história até ao Marcelismo, ao Estado Novo ou mesmo à Grande Depressão.¹ É preciso ir um pouco mais longe.

Li hoje mais um artigo sobre “Poor doors”, as portas para pobres. Têm provocado muita discussão lá por fora. São mais um resultado de procurar soluções de mercado para problemas sociais. Neste caso, trata-se de tentar incentivar a construção de habitação barata em áreas que estão a ficar fora do alcance de pessoas com poucos rendimentos. Através de planos directores, incentivos fiscais ou subsídios estipula-se que dado empreendimento de luxo deverá ter também x apartamentos de preço acessível. Tudo boas intenções, infelizmente o resultado é uma espécie de representação arquitectónica da sociedade cada vez mais desigual onde vivemos: para não estragar o luxo, os pobres entram pela porta dos fundos.

Inovação? Não me parece. Lembra as Ilhas do Porto, bairros operários miseráveis escondidos por detrás das fachadas respeitáveis de quarteirões burgueses.

E a nova cena do Porto e de Lisboa, é muito viva? É, claro que é. Mas semicerrando os olhos, e esquecendo os smartphones e o wi-fi, é muito parecida com o que se fazia há uns cem anos: onde há agora um hostel, havia a pensãozita; onde há agora o bar gurmê era a tasquita, etc.

Vejo mais inovação e menos revolução industrial numa convenção de cosplayers steampunk.

 

Notas:

1. Por comparação, a Europa está a recuperar pior e mais devagar desta crise do que da Grande Depressão.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: