The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Acidentes

83b5a826-d7c5-45d4-86d3-24b300cf0665-460x276

Esta semana, escândalo por um pijama da Zara ser bastante parecido com o uniforme dos prisioneiros dos campos de extermínio, estrela de David e tudo. Coincidência, disseram. Pediram desculpa, eliminaram o produto. Não é tão mau como aquele restaurante italiano em Taiwan que vendia esparguete Nazi. Ou aquela firma de design portuguesa que fez um cofre de luxo inspirado nas emoções dos judeus enquanto estavam a ser perseguidos pelos Nazis.

O pijama mostra como ainda é necessário ter alguma literacia básica quando se trabalha em design. Quando se produz um artefacto qualquer é boa política assumir que não se está a criar algo no nada. Mesmo algo aparentemente abstracto – formas, cores e o modo como se organizam – tem as suas histórias, as suas culturas. Mas todos os dias se fazem asneiras evitáveis. Algumas são gafes – sessões fotográficas com modelos engalanados à chefe índio. Outras são só acidentes felizes: um picheleiro que não percebia porque recebia tanto negócio da comunidade LGBTI de Nova Orleães até lhe dizerem que o seu logo, um pincel a deixar um arco íris de cores se assemelhava ao dessa comunidade.

Não se pode antecipar todos os problemas, todas as coincidências, todas as gafes, mas deve-se sempre tentar. E deve-se lidar com as consequências. A formação de um profissional do design (ou da cultura em geral) não deve ser apenas um brainstorming constante e inconsequente, a cuspir a próxima forma, a próxima imagem, o próximo evento, a próxima novidade, sem antecipar problemas, inconsistências, coincidências felizes ou infelizes.

 

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: