The Ressabiator

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Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Bolonha

Não é novidade nenhuma que ando cansado de Bolonha, que considero ser uma aplicação directa do modelo neoliberal à pedagogia. Na prática é a tentativa de reduzir a investigação e a transmissão de conhecimento a um “mercado” fixando uma espécie de moeda única o “crédito”. A ideia é, tal como no neoliberalismo, estimular a mobilidade e a liberdade. Na prática, o que aumentou foi a complexidade dos actos de secretaria que, no limite, transformam a experiência de cada um dos envolvidos num gigantesco acto de secretaria.

Antigamente, se havia alguma coisa vendável no sistema, era o ciclo de estudos como um todo. Agora, cada uma das cadeiras é obrigada a mutilar-se, reduzindo-se a um módulo, a uma peça de lego, que possa encaixar em todo o lado, ou até ser vendida sozinha. Depois, disto ainda se tem a lata de falar de especialização, quando tudo tende a ser genérico, intercambiável e menos exigente.

Há mais rigor, mas é um rigor ordoliberal, que se destina a reprimir tudo o que possa atrasar esta livre circulação – a confirmar se os programas são modulares; se o tempo de alunos e docentes se encaixa na norma; se a bibliografia tem tamanho suficiente para parecer respeitável; se a investigação aparece em bases de dados parametrizadas. A avaliação torna-se constante e aplicada aos actos mais ínfimos ou mecânicos – porque são os únicos que são quantificáveis de modo indiscutível.

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Filed under: Crítica

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