The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Chamar por nomes feios

Reparei outro dia que havia pelo menos dois espaços/iniciativas no Porto com nomes “científicos” (a Expedição e o Sismógrafo). Por estas bandas já chega perfeitamente para ver aqui uma tendência. Antes eram os aforismos e citações: O Navio Vazio, Pêssegos Prá Semana, Uma Certa Falta de Coerência, Mad Woman In The Attic. Antes ainda, dava-se ao sítio o nome que o sítio já tinha, enquanto se lhe mudavam drasticamente as funções. O Salão Olímpico, a Caldeira (não me lembro do número), A Sala.

A referência poética à ciência era de esperar, sabendo que neste momento se espera que os artistas sigam carreiras científicas, com papers, congressos e sei-lá-o-quê. Também dentro das antigas escolas de arte proliferam os centros e núcleos e incubadoras. Parece um cenário de um filme série B.

Pela minha parte, percebi esta semana que ando a fazer o oposto disto tudo.

Soube-o quando li que os Up Agains The Wall Motherfucker, a gang de rua anarquista, tinham escolhido o nome porque era puramente anti-media: naquela época, o final dos anos sessenta, não podia sequer aparecer impresso. Era deliberadamente invisível.

Quando o Miguel Carneiro da Oficina Arara (outra tendência: a Oficina), me pediu para escrever um texto para uma publicação provisoriamente chamada Mamão vs. Cara-de-Cu fiquei radiante. Porque gosto do trabalho dele, claro, mas porque imaginei que bem que aquilo ia ficar a encimar o relatório anual de produção científica.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: