The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Mitos Urbanos

Se calhar devia também fazer uma t-shirt ou uma tatuagem sobre o assunto: reviro sempre os olhos quando me falam da arte no Porto da era Rui Rio, dos corajosos artistas que foram sobrevivendo num meio adverso, contra tudo e todos, etc. É lindo, é romântico, mas infelizmente não foi nada disso. É mitologia, o que até podia ser bom, curava as feridas, explicava o inexplicável, mas nem sequer isso.

Como já tinha dito:

“[…]chateia-me que não se vá para além dos lugares comuns mais confortáveis: a cena alternativa lutando contra o vazio provocado por Rui Rio, etc. É uma história conveniente porque iliba lisonjeiramente os próprios agentes culturais (artistas, comissários, críticas) de responsabilidades.

Durante os últimos quinze anos, o Porto foi um ecossistema complexo de cumplicidades institucionais e pessoais, de circulações, artistas que guiavam visitantes em instituições que trabalhavam em galerias, que tinham ao mesmo tempo carreiras internacionais, etc. Houve discussões. Avanços e recuos. Purgas. Avanços de carreira disfarçados de desistência  e vice-versa. Só aqui no blog se cobriram uns tantos abalos da cena: as discussões em torno da cena alternativa do Porto há mais de meia dúzia de anos, o caso Axa, a turistificação do Porto e a sua relação com a cena alternativa, etc.

Não é um vácuo, é uma atmosfera densa mas tóxica – o que nem interessa muito porque a sua fauna é anaeróbica, vive melhor quem não respira demasiado.”

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: