The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ainda outra nota

Continuando a reflexão sobre a Cena do Porto, não é difícil demonstrar o carácter mitológico de uma suposta resistência das artes a Rui Rio. Foram muito raras as ocasiões em que as artes plásticas tomaram uma posição pública em relação ao assunto. Enquanto cidadãos, talvez. Enquanto artistas ou comissários, nem por isso. Inclusivamente, não foram raras as instâncias de colaboração entre as artes plásticas e a câmara, muitas vezes mediadas através de Serralves.

Veja-se, já no final do mandato, todo o caso da bandeira do Paulo Mendes no edifício Axa, talvez a única ocasião onde quase quase houve um confronto directo entre a Câmara, artistas e comissários. Longe de haver uma resposta unívoca  por parte das artes, a resposta acabou por ser diluída, ambígua e mais condicionada pelas relações pessoais e fidelidades internas do mundo da arte do que pela vontade de fazer um statement público.

Percebe-se bem a diferença entre uma resistência activa e um inconsequente queixume olhando paras acções desenvolvidas em torno da Escola da Fontinha ou da Biblioteca do Marquês, que foram realmente espinhos na imagem pública do autarca, e que foram reprimidas com violência desproporcional.

Ou seja, a política municipal para as artes durante os mandatos de Rui Rio foi ofensiva para as artes, sim, mas não tão determinante como as dinâmicas internas do mundo da arte, e em particular o papel directo e indirecto que Serralves teve na cena local. Para o averiguar, basta mapear todas as circulações e cumplicidades entre a instituição, comissários, críticos, artistas e até designers, e perceber que as maiores fracturas públicas ocorreram tendo Serralves como charneira ou até catalisador.

 

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: