The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Não era bem essa a ideia

Depois de ter escrito o último texto, vieram-me logo comentar que também devia ter falado sobre o comissário A ou a residência B ou o museu C que também pagam a toda a gente, etc. Desculpem, mas não é a minha função andar a fazer de ASAE ou Ganhem Vergonha do mundo da arte.

Se fosse, também não pararia na questão de toda a gente ser paga. Porque a definição do que é “gente” muda bastante de caso para caso. Já apanhei exposições onde se “paga a toda a gente” mas se usa trabalho de estagiários. E porque a questão do “quanto” também é importante. Quando se fala recorrentemente de pagamentos simbólicos devia ser evidente que pagar algo só para se dizer que se pagou não é bem a mesma coisa que pagar decentemente. E que a relação entre os salários do topo e os salários do fundo também deve ser decente. Etc

Mas não, não é minha função andar a fazer listinhas de quem é decente ou não no mundo de arte. Se acaso vos envergonha o colega ou a instituição que não pagam, têm duas hipóteses: a) continuem a rilhar biscoitinhos nas inaugurações com ele como se nada fosse b) Organizem-se e denunciem essas situações. Envergonhem-nas.

Update: Informem-se. Façam de conta que o vosso trabalho é tão exigente como escolher um iogurte. Quantas calorias. Se tem carcinógenos. Se tem ingredientes geneticamente modificados. Se foi feito por trabalho escravo. Leiam a etiqueta e vão à net antes de consumir e compactuar.

Advertisements

Filed under: Crítica

One Response

  1. +doMesmo diz:

    …gosto dessa do consumo responsável :p

    …não é muito fácil denunciar as situações… …não é fácil as pessoas organizarem-se; no geral, estão sozinhas… …é um salve-se quem puder… …há sp alguém à espera do lugar daquele que começa a exigir os seus direitos… …e dps, uma grande parte dos trabalhos não são “oficiais”/legalizados… :s

    …quem protege os trabalhadores?…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: