The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Micro-Crítica

Ainda não fui ver a exposição Exercícios de Estilo da dupla Sara & André, portanto isto não é uma recensão, quando muito uma micro-crítica ou uma micro-observação dirigida a um aspecto mínimo do objecto, que ainda não vi ser referido em mais nenhum lado. Para quem não sabe, a dupla encenou uma retrospectiva ao estilo de Julião Sarmento, criando pastiches de obras das diversas fases da sua carreira.

As apropriações e citações não são incomuns na arte contemporânea, antes pelo contrário. Se aparece algum raro objecto que se pretende situar em nenhuma tradição, rapidamente o é. Mesmo que a intenção de artistas e comissários seja a novidade ou a ruptura, o modo por defeito de recepção da arte contemporânea é a procura de referências, a interpretação em termos de precedentes, etc. Não há portanto nada de novo na citação ou na sua versão mais violenta, a apropriação.

O que me parece mais curioso nesta apropriação em particular é ser total e dirigida a um artista próximo, português e vivo. Penso que não é comum isso acontecer em Portugal. Habitualmente, apropria-se coisas mais distantes, o que esconde o carácter sempre violento, de roubo e desvio de identidade. Saul Bass, a propósito de uma apropriação que lhe fizeram, dizia que homenagem é roubar os mortos, e ele não estava morto.

Apropriar um artista próximo é fazer um curto circuito aos circuitos habituais de influência, que exigem que mesmo as ligações entre artistas próximos se processem através de centros e tradições distantes.

Daí que me pareça significativo que, para além da obra propriamente dita, haja uma apropriação de um dos formatos mais óbvios e frequentes da arte contemporânea em Portugal, a retrospectiva, que muitas vezes é a apropriação e recontextualização de uma obra, individualizando membros de colectivos, traduzindo para uma biografia obras de autores onde isso não interessa nada, etc.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: