The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Primeiro Milho é dos Pardais

Não tenho nada contra pesquisas feitas na net, mas tenho cada vez menos paciência para pesquisas superficiais, mal digeridas, na net ou onde quer que seja. Para quem dá aulas, são a praga. Passa-se metade do tempo a reler entradas da wikipedia aquecidas no micro-ondas. São raros os semestres onde não há plágio puro e simples, onde um aluno não passou as duas horas de um teste de consulta simplesmente a fazer copy/paste. Nem sequer estou a falar de remisturas complexas, simplesmente de seleccionar a página de alto a baixo e despejá-la na resposta.

Este ano vou começar a filtrar trabalhos e exames através de software de detecção de plágio antes de os ler. Não sei se funciona bem ou não. Até agora não me sentia bem com esta automatização do acto de avaliar, de criticar, mas dada a quantidade, de cadeiras, de alunos e de textos de má qualidade, prefiro fazer esta triagem.

Habituámo-nos aos motores de busca, que são fantasticamente inteligentes, sim, que fazem muito trabalho por nós, mas também nos tornam todos um bocadinho iguais. Saber pesquisar compensa. Há uns anos lembro-me de um professor de design que se irritava porque o nome das fontes tipográficas escolhidas pelos seus alunos começava sempre por A, B e mais raramente C ou D, o resultado de ir fazendo scroll por um menu organizado alfabeticamente. Saber como chegar para além da primeira página de resultados do google é uma arte.

Gosto de comprar livros antigos na net, e já apanhei livros impossíveis ao preço da chuva enterrados bem fundo nas páginas de resultados. Habituei-me a procurar títulos e nomes de autor com gralha, erros de data e de classificação, etc. Em várias ocasiões já ajudei amigos a encontrarem livros impossíveis, esgotados, quase fora das bases de dados.

Advertisements

Filed under: Crítica

One Response

  1. margarida mendes diz:

    gostei !…………

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: