The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Arquitectos situacionistas cripto-monárquicos

À conversa a propósito da exposição do Pedro Bandeira sobre o “Lado B” da Escola do Porto, que estou ansioso por ir ver a Guimarães. Segundo me disseram, trata-se de reacções à politização extrema das décadas de sessenta, ao SAAL e ao resto, a coisas que estão agora na moda, sem que eu consiga perceber bem porquê, sabendo que seria precisa uma intervenção política mais substantiva. Em vez disso, inventaria-se o passado sem conseguir torná-lo útil ou actual. Oferece-se referências sem que ninguém as siga.

Portanto, tudo o que traga textura e profundidade que ponha em causa a mitologia e o vintage é bem-vindo. Um amigo dizia-me (o resumo é meu) que trata do trabalho de uma série de gente de direita, monárquica até, que não podia assumir isso durante os tempos quentes à volta da Revolução e que portanto fazia intervenções que de algum modo produzia versões caricaturais, levadas até ao absurdo das intervenções sociais em voga na época (os Aliados soterrados de areia, etc.)

Arquitectos situacionistas cripto-monárquicos. Tenho mesmo que ver isso.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

