The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Bater no Ceguinho

Já apanhei no vestuário do ginásio um mister músculo, daqueles que nem conseguem fechar os braços, a confessar embaraçado a um amigo que só não concorria à Casa dos Segredos porque a mãe achava que ele não tinha jeito para aquilo. Já apanhei outro (se calhar o mesmo) a dizer que o José Rodrigues dos Santos era muito melhor que o Dan Brown. A prova? Num dos livros explicava muito bem o que era a física quântica. E repetiu isso mesmo para o amigo que agitava o biberão das proteínas.

Porque escrevo isto? Para demonstrar que num parágrafo é possível fazer o mesmo que António Araújo tem andado a fazer a José Rodrigues dos Santos ao longo de meia dúzia de intermináveis posts. Li um e já não tenho paciência. Não me passa pela cabeça consumir a literatura light de José Rodrigues dos Santos e acho um desperdício gastar-se tanto tempo a esmiuçá-la.

É o género de crítica que diverte, é claro. Porque se dedica a dissecar até à exaustão uma coisa que não dá nem quer dar luta, que à partida se sabe que é má e na qual é fácil bater. Quando os holandeses exterminaram os Dódós também deve ter sido divertido.

Ainda vou tentando ler os textos de Araújo porque me insistem em shares no facebook que são de ironia fina, humor erudito, etc. Não vejo nada disso. Na maioria das vezes é uma versão pedante daqueles chico espertos que se divertem a denunciar relógios de pulso em filmes medievais – confundindo a função do crítico com a da anotadora. Na vertente mais académica, Araújo assume o papel daqueles arguentes que barafustam que a tese não cita um milhar de referências que só não são obscuras para eles mesmos. Não há paciência.

Advertisements

Filed under: Crítica

One Response

  1. Luis Magalhães diz:

    Quem faz esses shares também deve achar muita graça ao que o MEC escreve e ainda acha que ler O Independente é muita cool…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: