The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ditadores

IMG_2976

Quando se discute o Estado Novo, às vezes deixa-se de lado os detalhes mais óbvios. Por exemplo, ontem na aula de Crítica de Design falávamos de António Ferro e de como, através dele, se podia ligar directamente as vanguardas, o modernismo e os primórdios do design em Portugal ao Estado Novo, não apenas como uma estética decorativa, aplicada sem convicção, mas como uma colaboração activa e orgulhoso. E choca como é óbvio que Ferro admirasse abertamente a própria ideia de ditadura. Não era apenas anti-democrático (o que é relativamente comum hoje em dia) mas pró-ditadura.

Ferro não foi apenas uma espécie de ministro da cultura de Salazar mas, antes disso, um artista e jornalista respeitado. Não encaixava no estereotipo do artista ressabiado e isolado que se vinga através da política (como Hitler). Hoje parece estranho que gente das artes se associasse a uma ditadura, sobretudo de direita. Mas isso (como é óbvio) é apenas um preconceito. Não há nada nas artes que garanta à partida uma filiação política. Pode-se argumentar que há arte e artistas de direita, tal como há arte e artistas de esquerda. E há fascistas, como Ferro.

Muita gente da geração de Ferro não acreditava na democracia, não no sentido actual de deixar de acreditar ou de perder a fé em algo que já se defendeu, mas era essencialmente anti-democrática. Para Ferro, chamar a alguém “ditador” era um elogio como se pode ver no título do artigo que escreveu sobre Douglas Fairbanks. Não se tratava de dizer mal do actor mas de elogiar as suas capacidades de liderança e o seu carisma, que o tinham levado a participar na criação do estúdio United Artists. Chamavam-lhe “The King of Hollywood”. Ferro limitava-se a traduzir para a sua própria linguagem.

 

IMG_2977

 

 

 

 

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: