The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Ai!

Depois de toda a confusão do caso Sócrates, só me preocupa uma coisa. No Público, foram recolher sentimentos aos socialistas do Largo do Rato e todos eles receavam que o partido fosse colado a Sócrates durante a campanha das legislativas. Todos eles falavam da necessidade de distância em relação ao ex-Primeiro Ministro. Falou-se de cordão sanitário.

Em relação ao processo legal, tudo bem. O que me preocupa é que muito rapidamente se tentará confundir os alegados crimes de Sócrates com o seu famoso (e em larga medida mitológico) despesismo.

Sócrates não provocou a crise nem agravou a crise. Pelo menos não tanto como as medidas de austeridade que foram aplicadas com gosto e afinco pelo governo de Passos-Portas.

Despesismo é apenas um termo pejorativo para tudo o que não seja austeridade neoliberal, e enfia no mesmo saco gente que se aproveita indevidamente de dinheiro públicos e políticas keynesianas de estímulo à economia. Se o PS faz bem em distanciar-se de Sócrates no que diz respeito a este processo legal, faria ainda melhor em deixar desde já claro que essa distância não significa concordar com a tese que Sócrates foi a causa da crise, do endividamento, etc. Para isso, mais valia terem deixado o Seguro em paz.

É que, mesmo sem  esta confusão, já eram preocupantes os sinais que Costa andava a mandar de uma “austeridade de rosto humano”, consolidação orçamental mas com preocupações sociais, etc.

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: