The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Lixo

Hoje no autocarro duas senhoras obviamente muito mal informadas a discutir o caso Sócrates, uma mais faladora que a outra, que se limitava a anuir. A faladora: “Até prenderam o motorista. Porque devia saber muita coisa. Alguém que anda a guiar o carro sabe muita coisa com certeza.” Repetiu três ou quatro vezes, com cada vez mais convicção. Agora prendem-se pessoas porque sabem muita coisa. Enfim. Passado algum tempo chegava à conclusão inevitável, que também repetiu umas tantas vezes: “O Governo dele [Sócrates] foi o pior de sempre. Escacou aquele dinheiro todo. Era por isso que ele devia ter sido julgado e não por isto!”

E pimba, assim numa penada se vai da corrupção à criminalização do “despesismo”.

A grande vitória de Passos/Portas (com a ajuda de Seguro, que nunca tentou sequer separar as duas coisas) foi essa fusão irreversível entre estado social e corrupção, sob o nome genérico de “despesismo”.

Durante algum tempo ainda se foi usando a expressão de modo ambíguo mas agora já se perdeu o medo. Hoje por exemplo numa entrevista no Expresso Diário ao economista Daniel Stelter opõe-se à austeridade deflacionista o “despesismo” baseado no endividamento público e dinheiro de borla do BCE – ou seja o “despesismo” é o Keynesianismo e o próprio Estado Social. É como dizer que de um lado está a seriedade e do outro a estroinice.

Assim, enquanto se desmantela o Estado Social privatizando-o, o que significa efectivamente legalizar a sua corrupção, na medida em que se está a desviar recursos públicos para ganho pessoal de apenas alguns, vai-se dizendo que toda a operação se destina a purgar esse mesmo Estado Social da corrupção. E só pode surpreender os mais néscios ou sonsos que a dita corrupção vá aumentando exponencialmente a cada passo do processo.

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: