The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

O Futuro

Escrevi há dois anos que “o futuro das artes estava no Porto”. Queria dizer com isso que o modo precário e desigual com que a cultura foi praticada e encorajada durante a austeridade municipal de Rui Rio passaria a ser o modo por defeito com que a cultura seria praticada em Portugal. Tinha razão.

Agora, com um ano de Rui Moreira, resta-me dizer o mesmo com uma pequenas actualização. Na verdade, uma especulação quanto ao futura assente no que se tem passado aqui no Porto. Não sei se na cultura se esperou alguma coisa deste novo Presidente da Câmara. Uma década de maus tratos deixam as pessoas desconfiadas. Entretanto, claro, anda tudo mais dinâmico  mais activo, mas fico na dúvida se melhoramos ou simplesmente já não andamos a piorar tanto.

Um ano depois, ainda se está meio desconfiado mas não se tem grande vontade de reflectir sobre o passado. Prefere-se esquecer. No campo da arte contemporânea, é evidente. A pouca política que se vai vendo, deriva mais do que se tem feito internacionalmente do que da vontade de intervir ou reivindicar o que quer que seja por aqui. É o “político mas não panfletário” que se concentra em assuntos da moda como o pós-colonial, sobretudo visto já não de um modo directo mas de experiências de família, nem sequer encenado nos próprios locais subalternos mas dentro da circulação de topo das bienais e dos grandes museus, com grandes meios, muito dinheiro, etc.

Por aqui, até isso é visto como risqué, e prefere-se dizer que assegurar uma esfera autónoma da arte a sobreviver no meio da crise é uma vitória. E até é, mas uma coisa é chatear porque se existe, porque se sobrevive, outra coisa é dar realmente luta. A cultura deveria representar algo para além dela mesma, por vezes nem sequer coisas que já existem, mas saídas, soluções. Pouco ou nada o demonstra.

Calculo que, se Passos sair, talvez com Costa seja a mesma coisa. Não piorar vai parecer quase quase bom.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: