The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Conformalismo

Ando com uma sensação permanente de derrota. Sou um funcionário público, professor, designer de formação e crítico. O meu bairro é a cultura pública. A minha classe, amolgada e com a panela do cano de escape a arrastar pelo chão, ainda vai sendo a média. Chego a dois mil e quinze como quem sobreviveu à guerra das trincheiras e sinto-me derrotado. Sei que fui derrotado.

Há uns anos ainda se lutava, protestava, etc. Agora espera-se. Tem-se, não exactamente esperança, mas um cinismo esperançoso. Passos quase que está a sair. Costa vem aí. E, em vez de fazer o que quer que seja, espera-se. Não que se confie em Costa. Não porque entusiasme. Porque vai tirar de lá o idiota actual. Com a crise surgiu o Anti-Sebastianismo: já ninguém espera por um salvador mas apenas que o parvalhão actual se ponha a mexer. Se for preciso eleger outro parvalhão, é um mal menor.

Na arte contemporânea e no design, é a mesma coisa: já não se protesta, só se espera. Vão-se fazendo as coisinhas do costume, a pensar no mercado internacional, na exportação. É tudo muito genérico, caso contrário não vende. A medo mete-se alguma coisita política (mas nunca panfletária) porque o mercado internacional assim o espera, sobretudo de Portugal. Como pode um artista (ou designer) português ou palestiniano ou sírio não ser político? Venham cá e vejam, não é difícil. O estilo corrente é o Conformalismo.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: