The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Cultura Privada

A BBC elegeu esta semana Ricardo Salgado como o pior CEO do ano. Já toda a gente parece concordar que foi um mau banqueiro. Talvez se retirem conclusões disso no plano económico e político. Quase de certeza não se vão retirar conclusões nenhumas no plano cultural.

Falo, por exemplo, dos prémios Bes, que foram eventos determinantes na arte contemporânea portuguesa nos últimos anos. Quando o banco desabou, ainda se foi perguntando o que seria deles. Iam ficar no Novo Banco? No Mau? O Bes Revelação deste ano foi para o Ricardo Salgado?

Mas a pergunta mais séria deveria ser outra. Tivemos uma boa parte da nossa cultura determinada por gestores magnamente incompetentes. E embora se tente compartimentar a coisa, dizendo que as decisões não foram tomadas por Salgado mas por gente idónea, que é possível falar de cultura boa do banco mau, na verdade estamos a falar de arte de regime.

Se ainda se levantam problemas de arte feita directamente para um dado regime político, mesmo que se medeie a relação através de comissários, etc., não se vê tantos ou mesmo nenhuns problemas quando se fala de bancos, fundos de investimento ou empresas ex-públicas privatizadas.

Mas é de uma cultura de regime que se fala e não tenho dúvida nenhuma que o carácter resignado, decorativo, inerte e autoreferencial da arte de topo em Portugal se deve também a isto. Por mais polissémico e aberto que seja o objecto não é possível produzir objectos que simultaneamente contestem esta ordem e ao mesmo tempo nela circulem.

Argumentar-se-á que a função da arte não é essa, etc. Mas é uma questão de critério e de definição. Historicamente, já se reclamaram e conseguiram outros papéis para a arte. É possível e vai-se fazendo.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: