The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Paragem de autocarro

10422559_10205973758965756_999883819129144669_n

Desculpem bater na mesma tecla mas isto não é um piano ou sequer um Casio de bolso. É um tambor só com uma baqueta. É a crise em Portugal e não há muito mais a dizer.

Assisti à conferência de uma designer portuguesa em Berlim que dizia que a dada altura se tinha fartado dos empregos como designer. Bastava-lhe trabalhar uns poucos dias por mês a servir à mesa para poder pagar a renda e sustentar os seus projectos paralelos. Hoje no Porto alguém me perguntou se achava que devia concorrer a certo emprego como ilustrador. Eu respondi, meio a brincar, Porque não? Não deve ser muito caro.

E quanto às mesas, uma aluna queixava-se que certos hostéis andavam a pagar menos de três euros à hora. Na maioria dos hósteis um dia de trabalho não chegaria para pagar a diária.

Mas lá está, o que um turista alemão vê quando chega a Portugal é quase exactamente o que vê em Kreuzberg, muita gente a servir às mesas e portanto, pensa, muito dinheiro, muita gente a ser paga. É como aquelas velhotas que se apanham nas paragens de autocarro em Santa Catarina a resmungar que afinal até há dinheiro, com tanta gente nas compras. É claro que podem ser turistas, emigrantes, gente a passear e mesmo que só os mais ricos dos mais ricos decidissem ir às compras, um por cento de dez milhões de portugueses são 100.000. O que resta da classe média é bem mais do que isso. Os desempregados também.

E não vale a pena andar a vestir farrapos e a comer pão duro à frente das velhas da paragem ou do turista alemão, porque se há gente a comprar é porque há dinheiro, se há gente a pedir é porque não quer ir trabalhar, e sai dali vêm buscá-los num BMW. Não adianta muito discutir preconceitos, vale a pena tomar posições políticas, mas está toda a gente sentada à espera do Costa – e isso é bem mais passivo do que esperar pelo 305.

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: