The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Desejos para 2015

Em 2011, assumia que 2015 ia ser o ano em que Passos se iria finalmente pôr a marchar mais Portas e o resto. Agora, acredito quando vir. Desta última meia década, percebi que não basta estar errado desde que o erro vá massajando os preconceitos da maioria das pessoas. Pouca gente tem tempo para ler sobre economia, sobre política e sobre história. Assim, Passos e os seus amigos (não falo apenas dos portugueses) consolidaram a ideia que qualquer alternativa às suas ideias se resume a “despesismo”. Até concedem que erraram e que o que fazem é mau, mas sempre com a salvaguarda que tudo resto seria muito pior. Vejam-se os últimos textos de José Manuel Fernandes no Observador, por exemplo. Chega a ser triste ver gente a acreditar  que as suas próprias ideias comprovada e repetidamente falhadas eram tudo o que nos separava da decadência final.

É claro que a narrativa começa a fraquejar em sítios como a Grécia, onde boa parte da população já não recebe um salário, um subsídio de desemprego ou qualquer tipo de apoio há anos. Como se pode convencer estas pessoas que sair do euro ou da união europeia seria uma catástrofe? Não para eles certamente.

Seguir a vontade da maioria não é populismo é democracia, quer se goste quer não. Governar pelo medo é a pior forma de populismo, porque é governar apelando ao preconceito e aos piores instintos da população.

Adorava que o meu país tivesse aprendido alguma coisa com a crise mas duvido muito.

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: