The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Pontos base

Deixo aqui o link para um post sobre o que eu supostamente penso sobre anarquismo. Ao contrário do que é dito, não acho que haja uma total permutabilidade entre anarquismo e neoliberalismo. A minha posição é bastante menos extrema: há sobreposição entre os dois num ponto crucial: o desmantelamento do Estado. Há diferenças, claro, mas esta premissa base deixar-me-á sempre desconfiado. É-me difícil defender o Estado Social e a sua dissolução ao mesmo tempo.

Já agora: o desmantelamento do Estado dentro do neoliberalismo americano está amplamente documentado. Veja-se o Nascimento da Biopolítica, de Michel Foucault, Capitalism and Freedom, de Milton Friedman, The Road to Serfdom, de Hayek, etc. Veja-se também o documentário de 1983, Anarchism in America, onde a ligação entre anarquismo e neoliberalismo se torna bastante óbvia.

 

 

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

