The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Contra o realismo

Screen Shot 2015-01-19 at 21.36.56

Chegou a estação dos Oscars, prémios dados se possível a gente bonita maquilhada por fora para parecer feia e por dentro para parecer doente. Benedict Cumberbatch é um dos favoritos este ano. Interpreta Alan Turing, um dos inventores do computador, homossexual, que se terá suicidado por ter sido condenado pelos tribunais a uma “cura” via terapia hormonal. Já só esta descrição garantia o Oscar mas, só para ter a certeza, para barrar bem a manteiga, Cumberbatch representou-o também como sofrendo de Aspergers – que Turing não tinha. Espero que num futuro próximo, lá para os lados de Hollywood, seja tão ofensivo ver gente bonita e sã a ganhar prémios por parecer feia e doente como cantar com a cara pintada de preto ou pôr umas penas de índio na cabeça.

Daí que goste cada vez mais de ver cinema onde apareça gente careca, com os dentes desalinhados e defeitos de pronúncia. Daí que certa filmografia dos anos 70 inícios de 80 se tenha tornado essencial para mim. Já não me chega sequer Cutter’s Way onde o personagem mais carismático, que dá o nome ao filme, seja um amputado zarolho do Vietnam – interpretado por John Heard com uma pala e o braço escondido debaixo da roupa. Prefiro El Topo, de Alejandro Jodorowsky, de 1970, com anões e um cowboy sem pernas às cavalitas de um cowboy sem braços.

Evitei El Topo até ontem porque me diziam que era estranho, “fora”. Surpreendeu-me ter gostado tanto. É um western delirante, com pistoleiros santos no meio do deserto, assombrado por coelhos e favos de mel. Pôs-me a pensar no que será um western realista. Afinal, nunca fui ao Oeste, nem vi duelos, outlaws ou xerifes com os meus próprios olhos. Não sei como viviam, falavam, morriam ou matavam. Ou seja, uma coboiada de Eastwood ou de Ford é tão artificial ou tão realista como os filmes de Jodorowsky. Cinema apenas.

Advertisements

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: