The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Quiz

Russia protest quiz

Por tédio, preenchi um quiz no The Guardian em que pediam para associarmos a acção “artística” de protesto russa ao que era reinvidicado. Conhecia quase todas as imagens e reconheci o nome da maioria dos grupos. Só acertei em cinquenta por cento. A performance tinha ficado na memória; as causas quase nada. No fim, já estava a responder à sorte.

Se calhar a culpa é minha. Devia ter usado cada uma dessas ocasiões em que um artista pregou os testículos ao chão de uma estrada, em que um grupo pintou uma pila gigante numa ponte levadiça, em que uma banda de raparigas com passa-montanhas de lã colorida invadiu uma missa, para saber um pouco mais sobre o que defendiam. Mas a ousadia, o espectáculo, a agressão acabam por ofuscar tudo o resto, como um foco apontado à cara durante a noite.

A beleza, o espanto, o medo, a coragem, são coisas fáceis, dão boas histórias, independentemente de quem as conta. Dá mais trabalho ir além da publicidade e perceber o produto, mas não é para isso que somos treinados. Na experiência estética, tal como é institucionalizada não apenas por museus e escolas mas também por chavões e hábitos, é natural atirar-se fora o bébé, ficar-se com a água do banho e gastar tempo e energia a discutir se expô-la é museificá-la ou a menosprezá-la porque não funciona lá muito bem enquanto bébé.

Anúncios

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Arquivos

Arquivos

Categorias

%d bloggers like this: