The Ressabiator

Ícone

Se não podes pô-los a pensar uma vez, podes pô-los a pensar duas vezes

Social Mistrust

Hoje dormi até mais tarde, até às nove e meia, o que nesta altura do ano me traz sempre sonhos muito vívidos, cheios de pormenores. Num deles conduzia por uma estrada estreita de Trás-os-Montes onde o carro mal cabia. Em outro, ouvia José Rodrigues dos Santos na televisão a criticar um post aqui no blog. Alguém me dizia que eu me devia sentir irritado, que devia responder imediatamente, mas não conseguia senão estar indiferente. Rodrigues dos Santos ia enumerando coisitas, gralhas, repetições de palavras, coisas que ele via como defeitos de escrita, e foi assim que percebi quando acordei que tinha amalgamado numa só figura António Araújo do Malomil e José Rodrigues dos Santos cujos livros criticou com o seu olho clínico para a picuinhice.

O sentimento de indiferença importunada era-me familiar. Sinto-o quase todos os dias sempre que penso na esfera púbiica do meu país, sempre que assisto ao prós e contras, sempre que ouço alguém a defender os estágios, ou a gabar Bolonha, a queixar-se do despesismo, a lamentar a irresponsabilidade dos gregos, etc. Já só peço que este passe e venha o idiota seguinte. Já não os consigo distinguir. Nem sei se é pior a direita neoliberal que ainda garante que isto é tudo um sucesso, ou a esquerda “moderada” que acha que é possível melhorar tudo sem mudar quase nada, o menos possível.

A minha irmã diz-me que isto é “social mistrust”, que é muito mau, e tem toda a razão. Desconfiar do próximo como habitualmente se desconfia de um Governo ou de um Primeiro Ministro.

Filed under: Crítica

Deixe uma Resposta

Arquivos

Arquivos

Categorias

